Tabela de conteúdos
Procedimento de Testes de Painel de Placas AirSense
Esta página tem como objetivo ajudá-lo a executar os testes de painel de placas AirSense, registrando os resultados destes.
Link: Assista ao vídeo de orientações antes de iniciar a utilização.Manual
O Que Você Precisa
- Monitor com resolução obrigatória de 1920×1080
- Teclado e mouse USB
- Jiga de testes + cabo de força
- Etiquetas de Número de Série modelo QRCode 12×12
- Acesso a internet
O Que Será Testado
- Fonte
- Serial (UART de serviço)
- Led RGB
- Acelerômetro
- Sensor PIR
- Sensor de Temperatura
- Sensor de Umidade
- Entradas Digitais
- Emissor IR
- Receptor IR
- Botão
- Relógio
- Bateria
Saiba que: Será carregado em memória a versão mais atual do software de produção (a Jiga sempre consulta os servidores da AGST para obter esta).
Antes de Iniciar
- Para iniciar os testes o operador deve garantir que o cabo de força da Jiga esteja devidamente conectada a uma tomada 220V com seus dois fusíveis F1 e F2 íntegros;
Importante: Não ligue a Jiga em 127V. Caso a jiga seja alimentada na tensão errada , aparentemente estará funcionando mas corre sério risco de corromper a memória.
- Deve estar em uma superfície plana e em um ambiente de temperatura e umidade estáveis;
- O local deve ter acesso a internet através do Wifi que estará previamente configurado pela equipe da AGST, não sendo disponível para o operador a alteração destas configurações. Caso preferir pode ser conectado a rede cabeada não sendo necessário qualquer configuração adicional;
- Os cabos do teclado e mouse devem estar conectados nas portas USB que não estão bloqueadas (tampadas);
- A tampa superior deve estar aberta e sem painel de placa para testar;
- Faça uma inspeção visual nos pinos de testes para garantir que todos estão operacionais. Periodicamente pode ser necessário ser feita substituições devido a desgastes. Não coloque os dedos nos pinos de testes pois além de risco de choque estará sujando os contatos.
Saiba que: O acesso a internet deve estar disponível durante todo o teste. Estará sendo avaliado a elaboração de um modelo de redundância para os registros que permita executar os testes offline.
Uma vez observado todos os pontos citados anteriormente pode ser ligada a Jiga através do botão frontal e aguardar que seja apresentado no monitor que a Jiga está pronta para iniciar os testes.
Aviso: Nunca ligue a Jiga com a tampa abaixada, com uma placa de painel já inserida ou sem monitor devidamente conectado na saída de vídeo e energizado.
Passo 1 - Inserindo o Painel
O operador deve inserir os adesivos de número de série QRCode de cada uma das quatro placas que formam o painel sobre os shields dos MCUs, e observar se estão bem impressos e limpos.
Saiba que: Para maiores informações quanto a inserção do adesivo de número de série consultar o documento de instrução técnica da placa.
Aviso: Caso tenha um curto na entrada da alimentação de ao menos uma das placas o F2 será danificado e será exigido a substituição deste, a correção da placa de teste, para só assim voltar a reiniciar os testes.
Passo 2 - Iniciando o Teste
Feche a tampa da Jiga observando se não há nada obstruindo, pressionando para baixo até o click, sendo ilustrado a leitura do fechamento pelo surgimento dos componentes nas placas. Será iniciado os testes começando, sinalizando com coloração azul do circuito impresso, pelo teste de fonte simultâneo de todas as placas do painel. No monitor será possível acompanhar a evolução dos testes individualmente de cada placa, sendo azul a cor do circuito quando iniciado os testes até que ocorra ao menos uma falha ou seja concluído os testes por completo.
Passo 3 - Teste do Botão
Nesta etapa será exigido a ação do operador, onde deverá pressionar o botão da placa solicitada. A Jiga irá apresentar uma mensagem no monitor identificando qual a placa que está testando o botão assim como emitirá um som para alertar o operador.
Aviso: O botão só deve ser pressionado quando solicitado, se for pressionado em outro momento será reportado uma falsa falha no botão.
Passo 4 - Registro
Ao termino será exibido na interface o status final do teste individual de cada placa, identificando o resultado através de cores, sendo verde a placa foi testada e não apresentou defeitos e vermelho apresentou ao menos um defeito. O defeitos serão reportados em uma lista lateral que irá surgir. Sempre que ao menos uma placa do painel apresentar problema, será necessário atuar para corrigir este e refazer os testes de todo o painel, mesmo nos que não haviam apresentando defeitos. Esta sendo avaliado pela AGST a elaboração de um adaptador que permita o teste individual de um placa.
Saiba que: Não desvincar as placas até que todas tenham sua aprovação pela Jiga.
Nesta etapa também foi executado os registros, sejam dos testes bem sucedidos ou não, na base de dados da AGST e já se pode abrir a tampa e retirar o painel testado.
Saiba que: O relatório de defeitos estará disponível ao termino dos testes e ficará disponível até que se abra a tampa da Jiga não sendo mais possível consultar os resultados após a abertura apenas a área técnica da AGST terá acesso ao histórico de testes. Será avaliado a elaboração de um dashboard que possibilite o acompanhamento dos registros e análise dos índices de falhas.
Não havendo mais painéis a testar já se pode desligar a Jiga sempre clicando com o mouse em “desligar” no canto direito inferior, e só após 30 segundos desligar no botão frontal.
Importante: Nunca desligar a Jiga direto no botão frontal sem antes solicitar o desligamento via interface, isso pode causar danos permanentes na Jiga.
Jiga
Caso o operador entenda que a Jiga apresenta algum defeito, deverá entrar em contato imediatamente com a equipe de suporte da AGST que poderá dar o devido suporte e/ou executar a manutenção. Nunca abra o gabinete da Jiga sem autorização ou acompanhamento da equipe de suporte da AGST. Sempre verifique previamente o estado dos fusíveis através das luzes frontais no gabinete (interna ao botão de ligar, luz de status do F1; e logo a baixo luz de status do F2). O fusível F1 danificado indica que houve uma sobre corrente na entrada da alimentação da Jiga e o operador pode proceder com a troca deste com o valor indicado no adesivo próximo a ele. Já no caso do fusível F2 há uma grande chance do problema ser um curto em ao menos uma das placas do painel sendo testado em seu circuito da entrada de alimentação. O operador pode trocar o fusível mas também precisa verificar as placas do painel em busca de curtos neste circuito.
Interface
A interface da Jiga, disponível no monitor, permiterá o acompanhamento e relatório dos testes e tem esta disposição:
Solução de Problemas
Quando for reportado defeitos o operador deverá avaliar cada caso de acordo com o listado.
1) Internet - [ Falha de Acesso a Internet ]
- Sem sinal Wifi
- Utilizando outro dispositivo, como um celular, verifique se o sinal do wifi configurado na Jiga, está presente e é possível de se conectar; se não foi trocado o SSID ou a senha; Verifique junto ao seu TI se foi alterado
SSID:Global Eletronics - Manufatura Senha:G——–6
desde a data 24/08/2020.
- Sem acesso a internet
- Utilizando outro dispositivo, como um celular, conecte-se a mesmo wifi e tente acessar um site qualquer.
- Sem acesso aos servidores da AGST
- Utilizando outro dispositivo, como um celular, conecte-se a mesmo wifi e execute um ping no endereço
http://intranet.agst.com.br
2) QRCode - [ Adesivo de Número de Série ]
- Adesivo de NS (número de série) não esta devidamente colado em uma ou mais placas
- Verifique se o adesivo QRCode está colado no local correto, bem impresso e limpo;
- Adesivo de NS (número de série) defeituoso
- Verifique se é possível ler o adesivo de NS (número de série) a partir de outros dispositivo como um celular;
- Uma ou mais câmeras de inspeção da Jiga defeituosa
- Verifique se os leds das câmeras da jiga estão ligados e se não há nada obstruindo o foco interno ao duto, como por exemplo teias de aranha;
- Verifique visualmente se todas câmeras estão com a mesma intensidade luminosa;
- Uma ou mais câmeras não esta presente no SO (sistema operacional) (tty0,2,4,6).
3) ALIM - [ Fonte de Alimentação ]
- Curto na entrada de uma ou mais placas do painel
- Verifique se não há curtos na entrada, nos componentes CN1, VR1, RET1, C1 e U1;
- Verifique se o fusível F2 esta queimado através do led frontal.
- Ausência da saída de 5V ou fora da faixa estabelecida [4,69 à 5,4V]
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) RET1, C1, R1, C2, D1, D2, R2, U1, C3, C4, OP1, R3, R4, C8, U2, C5, R5, R6, R8, D3, C6, C7, L1;=.
- Ausência da saída 3V3 ou fora da faixa estabelecida [2,99 à 3,6V]
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) R7, C9, U3, C10.
4) UART - [ Porta Serial ]
- Não é possível programar o MCU
- Verifique a integridade dos pogo-pins no CN4;
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) M1, R47, R48, U5, R41, C30, C31, C32.
5) RGB- [ Led Multicor ]
- Cor vermelha do RGB não liga ou está com sua cor fora da faixa
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) R21 e LD1.
- Cor verde do RGB não liga ou está com sua cor fora da faixa
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) R22 e LD1.
- Cor azul do RGB não liga ou está com sua cor fora da faixa
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) R20 e LD1.
6) ACEL- [ Acelerômetro ]
- Chip não responde i2c
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U10, C33, C34, C35 M1, U6, U5, R45 e R46.
- Falha no teste de aferição
- Verifique o PN (partnumber) U10.
7) PIR - [ Sensor de Presença Piroelétrico ]
- Falso Positivo ( Detecção de presença sem estímulo ao sensor )
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U8, C13 e R9, M1;
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitindo a troca de calor por convecção ou condução.
- Falso Negativo ( Não detecta presença mesmo com estímulo ao sensor )
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U8, C13 e R9, M1;
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitindo a troca de calor por convecção ou condução.
8) TEMP - [ Temperatura ]
- Chip não responde i2c
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U6, C25, M1, U5, U10, R45 e R46.
- Valor aferido fora da faixa estabelecida [± 1,5°C]
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U6;
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitido a troca de calor por convecção ou condução.
9) UMID - [ Umidade]
- Chip não responde i2c
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U6, C25, M1, U5, U10, R45 e R46.
- Valor aferido fora da faixa estabelecida [± 7%]
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U6
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitido a troca de calor por convecção ou condução.
10) ED - [ Entradas Digitais]
- Curto em uma ou mais portas
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) CN2A, M1, PS11, PS12, R11, TZ1, D11, D12, C11, R12, R13, D13, PS13, PS14, R14, TZ2, D14, D15, C12, R15, R16 e D16.
- Não aciona uma ou mais portas
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) CN2A, M1, PS11, PS12, PS13, PS14, R11 e R14.
11) IRTX - [ Emissor IR ]
- Circuito aberto (Um ou mais leds não estão ligando)
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) LD2 a LD6, R25 a R29, CN3, Q1, C23, R31, R32 e R33;
- Verifique a polaridade dos leds LD2 a LD6.
- Comprimento de onda dos leds emissores incorreto
- Verifique os componentes quanto a PNs (partnumbers) LD2 a LD6.
12) IRRX - [ Receptor IR ]
- Freqüência
- Verifique o componente PN (partnumbers) U4.
- Comprimento da comando IR incorreto
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U4, M1, C21, R23 e R24;
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitido a entrada de luz no duto interferindo na leitura.
- Valores do comando IR incorreto
- Verifique o componente PN (partnumbers) U4;
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) U4, M1, C21, R23 e R24;
- Verifique a vedação da Jiga se não está permitido a entrada de luz no duto interferindo na leitura.
13) BTO - [ Botão]
- Curto
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) M1, S1 e C20.
- Não aciona
- Verifique os componentes quanto a curtos, solda e PNs (partnumbers) M1, S1 e C20.